top of page
Search

Café e seus benefícios


Consumido por grande parte da população, o café é a bebida mais queridinha do Brasil, nos colocando na posição de segundo maior consumidor de café do mundo.

Com suas inúmeras variações, podemos dizer que essa bebida não é apenas saborosa e popular, mas também possui benefícios à saúde. E quer coisa melhor do que poder aliar sabor e saúde?

Um dos benefícios mais conhecidos do café é a sua alta concentração de antioxidantes, substâncias que evitam a formação de radicais livres, auxiliando o organismo na proteção contra bactérias e vírus, inibindo a inflamação e diminuindo o estresse oxidativo. Também atua na diminuição da oxidação do colesterol LDL, uma das causas da inflamação nas artérias, responsável pelo desenvolvimento de doenças coronarianas.

O café também possui substâncias que ajudam a prevenir a depressão e aumentam a diurese, ou seja, a capacidade de excreção urinária do organismo.

Para quem procura emagrecimento, o café pode conferir maior saciedade, além das suas propriedades termogênicas. Lembrando que ele compete com a absorção do cálcio e ferro, devendo então ser evitado em refeições que contenham esses nutrientes, tais como o leite e iogurte e carnes.


Quando falamos de esporte, a cafeína tem ainda mais utilizações, atuando na melhora da performance. É capaz de aumentar a concentração de cálcio muscular, responsável por fazer as contrações musculares e diminui a percepção de fadiga pelo cérebro, fazendo com que você consiga treinar mais e melhor! Atua também como um estimulante do sistema nervoso, por isso é usado em pré-treinos ou até mesmo em intra-treinos no caso de atividades de longa duração, ou ainda no dia-a-dia de pessoas com trabalhos que exigem muita atenção.

No entanto, para ter todos esses benefícios, é necessário sempre o seu consumo moderado e equilibrado. É recomendado até 500mL de café por dia, no máximo até às 16h para não atrapalhar na qualidade do seu sono.

O excesso de cafeína pode causar taquicardia, dores de cabeça, insônia e ansiedade, além de não ser recomendado para pessoas com refluxo ou para pessoas hipertensas.

É preferível também o consumo de cafés que sejam passados por panos ou filtros de café, pois estes bloqueiam a passagem de uma substância chamada cafestol, responsável por aumentar o colesterol.

Mas esses benefícios maravilhosos são todos atenuados quando você coloca açúcar ou adoçante no seu café. Sei que para quem está acostumado parece impossível, mas dá sim para tomar café sem açúcar e gostar.

Comece reduzindo aos poucos, não corte tudo de uma vez. Seu paladar vai demorar uns 15 dias para acostumar com o novo sabor. E quando você conseguir retirar completamente o doce do café e acostumar, acredite em mim, um novo mundo se abrirá para você.

コメント


bottom of page