O que é a síndrome do piriforme?

É uma condição onde há um dano ao nervo ciático quando ele cruza o músculo piriforme, na região glútea. Sua etiologia é variada e pode ocorrer por compressão anatômica (pela própria contratura do piriforme), por traumas e em um pequeno segmento da população, o nervo ciático passa por dentro desse músculo.

A ausência de achados ortopédicos e de movimento na coluna distinguem essa compressão periférica de uma lesão discal lombar, mas ao flexionar o quadril com rotação pode causar dor porque estica o músculo e desse modo irrita o nervo, podendo levar a edema local e irritação da bainha do nervo, causando inflamação (neurite ciática). Os locais das queixas variam desde a região sacroilíaca, região posterior do quadril, glúteos, coxa, panturrilha e pode se estender até a planta do pé.

Em um estudo com 239 pacientes com dor ciática de origem incerta, a neurografia por ressonância magnética (um tipo específico de ressonância) concluiu que a síndrome do piriforme estava presente em 67,9% dos casos estudados.

Cabe ao seu quiropraxista fazer um bom exame físico para obter o diagnóstico correto das dores na região glútea, coxa e perna e para propor o tratamento adequado para as condições dolorosas.

AGUILAR, Martín et al. Neurografía por resonancia magnética en 3T: experiencia preliminar. Revista argentina de radiología, v. 76, n. 4, p. 289-296, 2012.

FILLER, Aaron G. et al. Sciatica of nondisc origin and piriformis syndrome: diagnosis by magnetic resonance neurography and interventional magnetic resonance imaging with outcome study of resulting treatment. Journal of Neurosurgery: Spine, v. 2, n. 2, p. 99-115, 2005.

FISHMAN, Loren M. et al. Piriformis syndrome: diagnosis, treatment, and outcome—a 10-year study. Archives of physical medicine and rehabilitation, v. 83, n. 3, p. 295-301, 2002.

JANKOVIC, Danilo; PENG, Philip WH. Injection for Piriformis Syndrome. In: Regional Nerve Blocks in Anesthesia and Pain Therapy. Springer Intern

MIOR, A S; RO, C S; LAWRENCE, D L. A articulação sacroiliaca. In: Cox, J M. Dor Lombar: Mecanismo, diagnóstico e tratamento. 6 ed. 1999.