Sacroileíte

Sacroileíte se refere a inflamação da articulação sacroilíaca, que é composta pelo osso sacro e pelos dois ossos ilíacos. Quando há algum desalinhamento/subluxação ali, essa articulação fica irritada, os ligamentos que a envolvem ficam tensionados e podem gerar dor e limitação de movimento, tanto no local, quando irradiar dores para a coluna lombar. que é sustentada pela pelve e sofre com alterações nessa estrutura.

Afirma-se que 80% da população sofre ou já sofreu de dores lombares em algum momento da vida e sua causa se deve a diversos tecidos corporais: músculos, ligamentos, vísceras, discos e a articulação sacroilíaca podem ter um papel importante na manifestação de sintomas dolorosos que se manifestam como dor lombar. Corrigir e devolver o movimento pélvido é de responsabilidade do quiropraxista, que por meio de diversos testes (físicos, palpatórios, ortopédicos e de imagem) identifica o que deve ser tratado corretamente.

Queixas pélvicas, como dores na articulação sacroilíaca frequentemente causam dores lombares ou dores que descem pela perna e param antes do chegarem ao joelho (não é dor ciática). Essas disfunções na pelve levam a restrição de movimento, e não raro, à dificuldades com a caminhada ou ao subir escadas, sendo que para alguns pacientes, sentar ou deitar gera algum alívio. Quando as articulações da pelve estão desalinhadas, diversos ligamentos ficam tensionados e causam desconforto.

Fonte da imagem: Case courtesy of Dr Lýdia Žužová, Radiopaedia.org, rID: 36996

Para fazer com que o paciente melhore diversas técnicas quiropráticas atuam na região. Algumas mais leves outras mais profundas, elas visam ganhar movimento (o movimento dessa articulação é bem pequeno, mas qualquer ganho se torna bem perceptível) e diminuir as tensões ligamentares e corrigir descompensações musculares que ocorrem na região, e dessa forma, reduzir a dor.